
O Queer Porto anuncia o seu retorno aos ecrãs da cidade este ano, com a divulgação dos primeiros títulos do festival a integrarem a retrospetiva “No Present. No Future. No Wave.”, enfocando o movimento nova-iorquino da segunda metade dos anos 70.
A retrospetiva contará com um foco especial na obra da cineasta irlandesa Vivienne Dick, que estará presente no Porto durante o festival. Vivienne Dick abandona a Irlanda rumo a Nova Iorque durante os anos 70, onde descobre o universo social e cultural da vanguarda da cidade. Mapeando-o em "Guerillère Talks" (1978) e em "She Had Her Gun All Ready" (1978), a autora retrata questões relacionadas com a identidade feminina e as normas sociais de género. Os posteriores "Beauty Becomes the Beast" (1979) e "Liberty’s Booty" (1980) continuam a questionar a posição da mulher face às estruturas patriarcais. Já "New York Conversations" (1990) e "New York Our Time" (2020) criam uma justaposição da materialidade da cidade, como foi e como se transformou. Fora da boémia urbana, desenvolve estéticas mais poéticas a partir dos espaços onde cresceu, no poderoso retrato familiar "A Skinny Little Man Attacked Daddy" (1994). Em dois dos seus filmes mais recentes, "Red Moon Rising" (2015) e "The Irreducible Difference of the Other" (2013), Dick convida ao questionamento existencial num mundo orientado para a guerra e o consumo.
“No Present. No Future. No Wave.” irá pôr em diálogo o cinema de Dick com filmes de outras cineastas incontornáveis da altura como Bette Gordon e Beth B, e com figuras proeminentes como Nan Goldin ou Lydia Lunch. A vida artística da icónica Lydia Lunch é retratada no documentário "Lydia Lunch: the War Is Never Over" (2019), realizado por Beth B, que juntamente com Scott B assina ainda o desconcertante "Black Box" (1979), protagonizado também por Lunch. "Empty Suitcases" (1980), pela mão de Bette Gordon, navega os conflitos sociais e económicos de uma mulher através da desconstrução da imagem e da linguagem; "Rome ’78" (1978), da realizadora James Nares, simula uma vida romana improvisada no que talvez seja o manifesto mais seminal do movimento.
Este ano, a equipa de programação dos Festivais Internacionais de Cinema Queer - Queer Lisboa e Queer Porto teve em consideração 1.061 filmes, 455 deles recebidos como submissões. As competições do Queer Lisboa 27 e Queer Porto 9 e restante programação de ambos os Festivais serão conhecidas ao longo das próximas semanas.
RETROSPETIVA “No Present. No Future. No Wave.”:
A Skinny Little Man Attacked Daddy, Vivienne Dick (Reino Unido, 1994, 23’)
Beauty Becomes the Beast, Vivienne Dick (EUA, 1979, 41’)
Black Box, Beth B, Scott B (EUA, 1979, 20’)
Empty Suitcases, Bette Gordon (EUA, 1980, 52’)
Guerillère Talks, Vivienne Dick (EUA, 1978, 25’)
The Irreducible Difference of the Other, Vivienne Dick (Irlanda, 2013, 27’)
Liberty’s Booty, Vivienne Dick (EUA, 1980, 48’)
Like Dawn to Dust, Vivienne Dick (EUA, 1983, 7’)
Lydia Lunch: the War Is Never Over, Beth B (EUA, 2019, 75’)
New York Conversations, Vivienne Dick (Reino Unido, 1990, 21’)
New York Our Time, Vivienne Dick (Irlanda, 2020, 79’)
Red Moon Rising, Vivienne Dick (Irlanda, 2015, 15’)
Rome ’78, James Nares (EUA, 1978, 82’)