13 de Setembro
Convidades do Queer Lisboa 25

O Queer Lisboa 25 vai contar com a presença de um expressivo número de convidadxs, entre realizadorxs, produtorxs e demais profissionais da indústria do cinema.

Eliane Raheb e Miguel Jelelaty, realizadora e protagonista do documentário Miguel’s War, estarão presentes para apresentar o seu filme, vencedor do Teddy Award na última edição da Berlinale e que faz parte da Competição para Melhor Documentário. Também nesta Competição contamos com a presença de Adrián Silvestre, realizador de Sedimentos.

Na Competição de Curtas-Metragens, vamos receber a visita da argentina Celeste Prezioso, realizadora de Hi, Sweety., da atriz Diana Neves Silva, protagonista do Luz de Presença, de Diogo Costa Amarante, e de grande parte da equipa de Nuit de Chine: o realizador Nicolas Medy, xs produtorxs Aurélien DessezLoïc Dimitch e Miléna Henochsberg, a assistente de figurinos Lena Beckerich, e, por último, xs assistentes de realização Laurent Saint Gaudens Raquel García López, ambxs também parte da equipa do filme Fou de bassan, de Yann Gonzalez.

Na Competição Queer Art, destaque para a presença do realizador brasileiro Bruno Gularte Barreto, que apresenta 5 Casas, da realizadora sueca Maja Borg (com o filme Passion), e dos realizadores franceses Isidore Bethel e Francis Leplay (Acts of Love). Esta Secção também contará com a presença de várias representantes da equipa do documentário espanhol Mojarse en Cuatro Versos: uma das corealizadoras, Heleni Smuha, a produtora Anaïs Castaño, e uma das protagonistas, Patricia Caramés Rodés.

Da Competição de Filmes de Escola Europeus "In My Shorts", recebemos o realizador brasileiro radicado em França, Jean Costa (Gare aux coquins), o realizador belga Sven Spur (Eden), Ov (Scum Mutation), também de França, e o realizador egípcio radicado na Suíça Youssef Youssef (Supreme).

Também estarão presentes no Festival outros representantes com filmes fora de Competição: de Espanha, os fotógrafos Paco y Manolo estarão presentes na exibição do documentário de Alberto Fuguet sobre a sua obra, Todo a la Vez: la Mirada de Paco y Manolo. A seguir à exibição, Paco y Manolo participam numa conversa. Por fim, o emblemático realizador norte-americano Gus Van Sant, alvo da retrospetiva deste ano, também estará presente na Cinemateca Portuguesa para uma conversa com o público.

A lista completa de convidados pode ser consultada aqui.

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.