Esther Newton Made Me Gay
Jean Carlomusto
Documentário : 90' / Activismo, Lésbico, Estudos de Género, Política, Queer

Esther Newton Made Me Gay mergulha-nos na vida e nos tempos da antropóloga cultural Esther Newton. Ao longo da sua carreira, Newton foi uma pioneira – questionando e desafiando noções adquiridas de género, sexualidade e métodos antropológicos. O seu trabalho inspirou gerações de académicos a iniciarem investigações no que se viria a denominar de Estudos LGBTQ e de Género. O filme narra a sua descoberta da cultura gay nos anos 1950, o movimento de liberação das mulheres e o feminismo lésbico, a cultura drag, e a sua replicação de uma identidade butch que, para a autora, agora, está em diálogo com uma masculinidade trans. Sempre atenta às forças sociais e culturais que moldaram a sua vida, Newton conduz-nos através de uma antropologia de si mesma, uma análise permeada pelo seu amor ao desporto – competições caninas de agilidade -, que emparelha o seu corpo butch envelhecido com o seu amado cachorro, numa corrida de obstáculos em constante mudança. Nos seus persistentes esforços em treinar o seu corpo para o manter em forma, na sequência de uma série de problemas de saúde, testemunhamos essa sua impressionante força de vontade que, no decurso da sua vida, lhe permitiu saltar as barreiras para se tornar naquilo que sempre quis ser: uma lésbica butch, académica e atleta. 

/ Exibição

Lisboa
24 de Setembro | 21h00 | Cinema São Jorge - Sala Manoel de Oliveira Comprar Bilhetes
Noite de Encerramento
https://www.thefilmcollaborative.org

/ Detalhes

Ano: 2022

País: EUA

Língua: inglês

Legendas: português

Elenco: Esther Newton, Holly Hughes, Louise Fishman, Amber Holibaugh, Shaka McGlotten, Tom “Panzi” Hansen, Jack Halberstam, Martin Manalansan, Gayle Rubin

/ Realização

Jean Carlomusto

EUA


Jean Carlomusto é realizadora, ativista e artista de média interativos cujos trabalhos exploram a natureza complexa de personalidades únicas e populações marginalizadas. A sua obra tem sido exibida internacionalmente em festivais, museus e televisão. Carlomusto foi pioneira do movimento vídeo de ativismo contra a sida. Em 1987, fundou o departamento de média do Gay Men's Health Crisis. Foi uma das fundadoras do DIVA TV, pertencente à ACT UP. É professora de Comunicação e Cinema na LIU Post.


Filmografia

2022 - Esther Newton Made Me Gay (Documentário)

2015 - Larry Kramer in Love and Anger (Documentário)

2010 - Sex is an Epidemic (Documentário)

1991 - L is for the Way You Look (Documentário Curto)

1989 - Current Flow (Curta-Metragem)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.